clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 15/06/2004 11h46min

Tênis brasileiro pode ter apenas Guga em Atenas

O tênis brasileiro está próximo de sofrer mais um duro golpe após a grave crise que vem atingindo o esporte desde o início do ano. Para os Jogos Olímpicos de Atenas, em agosto, o Brasil pode ter apenas Gustavo Kuerten como representante. Em Sydney/2000, o país contou com quatro tenistas: Guga, Jaime Oncins, Vanessa Menga e Joana Cortez.

Pelas regras olímpicas, os 48 primeiros do ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) têm vagas garantidas na competição, sendo que cada país leva, no máximo, quatro atletas para a disputa por medalhas na chave de simples. As outras vagas são decididas pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Flávio Saretta, segundo melhor tenista brasileiro, pode ficar fora da competição por ocupar atualmente a 75ª posição na lista que conta os resultados das últimas 52 semanas. Para que ele vá aos Jogos, é preciso que 10 tenistas pré-classificados desistam ou a Federação Internacional emita um "Wild Card" (convite) ao brasileiro.

Com seis participantes, a Argentina é o país sul-americano com mais representantes entre os 48 pré-classificados. Dois deles serão descartados em decorrência das regras da ITF para a competição. O Chile terá dois jogadores.

Nas duplas, a situação é mais difícil ainda: André Sá é 70º (brasileiro mais bem colocado), e Saretta tem apenas o 132º lugar. Entre as mulheres, a situação chega a ser lamentável: sem tenistas nos principais torneios do circuito da WTA e Grand Slams, o país também não terá representante: Maria Fernanda Alves, jogadora de maior destaque, é a 217ª melhor do mundo.

Mesmo depois de ter pendurado a raquete, logo após a conquista da medalha de ouro no Pan-Americano de Santo Domingo, Fernando Meligeni continua sendo o melhor brasileiro nos jogos olímpicos. Em Atlanta/1996, Fininho foi às semifinais, mas acabou derrotado pelo espanhol Sergi Brugera (7/6 e 6/2). Na disputa pelo bronze, perdeu para o indiano Leander Paes (3/6, 6/2 e 6/4). Em Sydney/2000, Guga foi eliminado pelo russo Yevgeny Kafelnikov nas quartas-de-final.

As informações são da Globo Online.


 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.